23 de junho de 2023

Uma estreia literária digna de uma veterana

Por Felipe Maciel

Com “Um amor de filha” (Autêntica Contemporânea), romance que investiga sob a ótica feminina as tradições culturais da comunidade armênia em São Paulo, Hanaide Kalaigian estreia na literatura esbanjando qualidades de veterana.

Paulistana de origem armênia, Hanaide escreve sobre um tema que conhece intimamente e apresenta uma história provocante desde a primeira página. Um simples telefonema, uma reação intempestiva e um mundo posto em xeque como se diante de um abalo sísmico.

A obra acompanha a história de Meliné, mulher já próxima dos 60 anos que sempre atendeu às expectativas socialmente impostas. Subitamente, suas certezas são colocadas em dúvida. Ela se vê diante do dilema entre seguir submetida ou enfrentar uma tradição social opressiva, mas que sempre lhe pareceu profundamente familiar e segura.

Com uma prosa envolvente e descritiva, repleta de aromas, sabores, música e álbuns de retratos, mas igualmente marcada por silêncios, regras sociais rígidas e questionamentos, Hanaide traz um olhar íntimo sobre as heranças culturais que nos moldam, a intimidade e o enfrentamento na relação entre mãe e filha e a própria condição feminina. Confira 5 temas abordados por Hanaide Kalaigian que fazem de “Um amor de filha” uma das revelações literárias de 2023.


Share

Outras Notícias

22a Festa Literária Internacional de Paraty

Com forte presença de autores nacionais, FLIP irá reunir personalidades do […]

leia mais
Agência Riff na Bienal do Livro de São Paulo!

Em sua 27ª edição, um dos principais eventos literários da América […]

leia mais
Intimidades reveladas

Novo livro de Julia Wähmann, ‘Triste cuíca’ é um livro-diário, mas […]

leia mais