Marco literário da escritora gaúcha ganha edição comemorativa de 20 anos com prefácio inédito de Fabríicio Carpinejar
Por Felipe Maciel
Lya Luft já era uma autora consagrada quando publicou, em 2003, “Perdas & Ganhos”, obra traduzida em diversos países, que se tornou um dos maiores fenômenos literários da década, com quase 1 milhão de exemplares vendidos, e foi também adaptada para o teatro.
Este clássico instantâneo da literatura contemporânea chega, agora, aos 20 anos com o lançamento de uma edição comemorativa pela Record, incluindo prefácio inédito de Fabrício Carpinejar.
Transitando entre a ficção, a crônica e a memória, a escritora propõe aos leitores uma conversa íntima, ao pé do ouvido, sobre temas demasiadamente humanos e de alcance universal: dor, morte, tristeza, e ao mesmo tempo esperança, família, ternura e recomeço.
Qual seria o segredo de tamanho sucesso? Carpinejar sinaliza algumas respostas: “Talvez o propósito da obra seja recuperar o pacto com uma infância íntima e incorporar o que enxergamos. Voltar a ser uma criança que apenas é o seu presente, sem se fazer refém da nostalgia ou presa da ansiedade. A transcendência nada é perto de uma observação intensa.”