6 de fevereiro de 2023

O centenário de Sérgio Porto

Por Felipe Maciel

Jornalista, cronista, dramaturgo e radialista, Sérgio Porto, vulgo Stanislaw Ponte Preta, completaria 100 anos em 11 de janeiro de 2023. Transitando entre revistas e jornais cariocas de grande circulação, deixou como principal legado o humor ácido e a crítica social e política.

Contemporâneo de Antônio Maria, Fernando Sabino, Paulo Mendes Campos, Jaguar e Millôr, entre outros cronistas, cartunistas e jornalistas, Sérgio Porto fez parte dos grandes nomes da imprensa brasileira do século 20 e foi testemunha da migração dos programas de auditório da Era do Rádio para a TV.

Como escritor, lançou dez livros – sete deles com o heterônimo Stanislaw Ponte Preta. A Companhia das Letras vem, paulatinamente, devolvendo às livrarias a obra do autor. Entre os destaques, estão “Febeapá: Festival de besteiras que assola o país”, que reúne textos hilariantes sobre despautérios dos poderosos do Brasil, e “As cariocas”, obra em que recria em seis novelas a fervilhante e sedutora vida no Rio de Janeiro dos anos 1960.

Em 2021, foi também publicada “A fina flor de Stanislaw Ponte Preta”, antologia organizada por Alvaro Costa e Silva, com uma seleção primorosa de crônicas que trazem o olhar inteligente, mordaz, afiado e debochado de uma das mentes mais brilhantes do humor brasileiro.

No ano do centenário do escritor, outras novidades estão por vir! Afinal, como endossou o historiador Hélio Dias da Costa, autor de “Stanislaw Ponte Preta e a desconstrução da imagem da ditadura: uma análise da representação satírica do Febeapá”, Sérgio Porto continua mais vivo que nunca.


Share

Outras Notícias

22a Festa Literária Internacional de Paraty

Com forte presença de autores nacionais, FLIP irá reunir personalidades do […]

leia mais
Agência Riff na Bienal do Livro de São Paulo!

Em sua 27ª edição, um dos principais eventos literários da América […]

leia mais
Intimidades reveladas

Novo livro de Julia Wähmann, ‘Triste cuíca’ é um livro-diário, mas […]

leia mais