Premiada autora latino-americana, Teresa Cárdenas participa da Flip 2022 em mesa com a escritora Cida Pedrosa
Por João Schlaepfer
Escritora, roteirista e forte ativista social cubana, Teresa Cárdenas em breve estará no Brasil, onde participará da programação oficial da Flip 2022.
Sua escrita nasce de uma frustração: quando começou a ler, sentia falta de personagens negras nas histórias infantis. Aonde isso chegou já conhecemos.
Ela integra a Associação de Escritores da União de Escritores e Artistas de Cuba e recebeu importantes prêmios, como o Casa de Las Américas, em 2005, por “Cachorro velho”, publicado no Brasil pela Pallas.
Este mesmo livro ganhou também outros prêmios de relevância local, assim como “Cartas para a minha mãe”, publicado pela mesma editora no Brasil.
Sua coleção de honrarias a colocam na lista de uma das vozes mais relevantes de Cuba e da literatura para crianças e jovens. Diversos de seus livros foram adotados em escolas brasileiras públicas e privadas, vários de seus contos figuram em diferentes antologias e sua obra aparece com recorrência como objeto de teses acadêmicas.
Sua participação na Flip será na quinta-feira, 24 de novembro, ao meio-dia. Ela vai compor a Mesa 3: O brando leque do gentil palmar, junto a Cida Pedrosa.