3 de fevereiro de 2023

Coloquialidade e erudição na poesia de Paulo Mendes Campos

“Poesia” reúne em um volume único a obra poética completa de Paulo Mendes Campos, considerado um dos maiores nomes da crônica brasileira.

Por Mabi Costa

Há décadas longe das livrarias, os poemas de Paulo Mendes Campos enfim voltam às prateleiras, reunidos em um único volume.  A edição de “Poesia” (Companhia das Letras) segue uma ordenação própria e estabelecida pelo autor, que não tem como critério o eixo cronológico, mas uma dinâmica de aglutinação dos livros em seções.

           Além da poesia editada em livro, este volume traz poemas recolhidos em veículos variados (jornais, revistas, coletâneas com diversos autores) e nos documentos do poeta.

            “Poesia” inclui ainda uma seleção de poemas esparsos e de inéditos, recolhidos no acervo do Instituto Moreira Salles, além de uma amostra do Paulo Mendes Campos tradutor, que verteu para o português grandes nomes.

Para o pesquisador Luciano Rosa, que assina o posfácio da presente edição, “Paulo transitou com desenvoltura por entre inúmeras possibilidades da arte da palavra, como demonstra a profusão de formas de sua escrita plural. Vazada em versos medidos ou livres, curtos ou dilatados, rimados ou brancos, sua poesia pode ir do sintético haicai ao poema em prosa”.


Share

Outras Notícias

22a Festa Literária Internacional de Paraty

Com forte presença de autores nacionais, FLIP irá reunir personalidades do […]

leia mais
Agência Riff na Bienal do Livro de São Paulo!

Em sua 27ª edição, um dos principais eventos literários da América […]

leia mais
Intimidades reveladas

Novo livro de Julia Wähmann, ‘Triste cuíca’ é um livro-diário, mas […]

leia mais