Sobre a autora
Tércia Montenegro nasceu em setembro de 1976 em Fortaleza, cidade onde ainda vive. Começou a carreira como ficcionista em 1998, com a publicação de O vendedor de Judas (Edições Demócrito Rocha). Graduada em Letras, com Mestrado em Literatura Brasileira e Doutorado em Linguística, é professora-associada da Universidade Federal do Ceará. Em 2015, concluiu seu Pós-doutorado na Université de Liège, na Bélgica. Atua ainda como fotógrafa, tendo já realizado exposições individuais e coletivas.
Além de participar em antologias de contos nacionais e estrangeiras, Tércia publicou, dentre outros títulos, O tempo em estado sólido, selecionado pela primeira temporada de originais da editora Grua, livro que em 2013 foi finalista do Jabuti e do prêmio Portugal Telecom. Em 2015, seu romance de estreia Turismo para cegos, lançado pela Companhia das Letras, recebeu a Bolsa de Incentivo às Artes da Petrobras. Foi eleito o melhor romance do ano pela Fundação Biblioteca Nacional, através do prêmio Machado de Assis. Em 2019, também pela Companhia das Letras, publicou seu segundo romance, Em plena luz.
Atualmente, mantém a coluna de ensaios Tudo é Narrativa, no jornal curitibano Rascunho e, quinzenalmente, aos domingos, colabora com crônicas no jornal O Povo, de Fortaleza.
Citações
“O ponto-chave de ‘Turismo para Cegos’ acaba se tornando a linguagem – Laila é artista plástica, e é muito interessante ver a sua relação com essa linguagem enquanto perde a visão, ao mesmo tempo em que a autora se sai bem-sucedida da tarefa de construir uma linguagem própria, sólida, que parece tentar emular as próprias artes plásticas.”
Estadão, sobre Turismo para cegos (Companhia das Letras)
Leia mais
Matéria do Diário do Nordeste sobre Em plena luz (Companhia das Letras)
Matéria do Estadão sobre Turismo para cegos (Companhia das Letras)