Sobre o autor
Natural de São Paulo, Silvio Almeida é um dos mais reconhecidos intelectuais brasileiros da atualidade. Advogado, filósofo, professor e palestrante há duas décadas, é graduado em Direito e em Filosofia e doutor em Filosofia e Teoria Geral do Direito pela Faculdade de Direito da USP. Entre suas atividades, tem se destacado com publicações de artigos e livros nas áreas do direito, da filosofia, da economia política e das relações raciais. Além disso, Silvio mantém uma forte presença nos meios de comunicação social, destacando-se sua atividade como colunista do caderno de Política do jornal Folha de S. Paulo.
É professor da Escola de Administração de Empresas de São Paulo e da Escola de Direito de São Paulo, ambas da Fundação Getúlio Vargas, e leciona na tradicional Faculdade de Direito da Universidade Presbiteriana Mackenzie. O autor se destaca, ainda, por sua experiência internacional como professor visitante e pesquisador nas universidades de Columbia e Duke, duas das mais prestigiadas do mundo.
Silvio também está à frente do Instituto Luiz Gama, organização de direitos humanos que promove a defesa jurídica de minorias e projetos de educação antirracista. Nos últimos anos, proferiu palestras nacionais e internacionais, além de ter prestado consultoria para instituições públicas e privadas.
Seu livro “Racismo estrutural” (Jandaíra) é considerado um dos mais relevantes estudos sobre teoria social recentemente publicados no Brasil. É também o autor de “Sartre: Direito e Política” (Boitempo) e de “O Direito no jovem Lukács” (Alfa-Ômega). Seu próximo livro, “Estado, direito e raça no pensamento social brasileiro”, ainda inédito, será publicado pela Companhia das Letras.
Em seu canal no YouTube, Silvio apresenta ao público análises políticas a partir de músicas, videoclipes, HQs, livros, filmes e séries, além de entrevistas com nomes da cultura e da política nacionais relevantes, entre eles Mano Brown, Emicida, Lázaro Ramos, Luiz Antônio Simas, Itamar Vieira Júnior, Benedita da Silva e Leci Brandão.
Citações
“O trabalho de Silvio Almeida tem tornado o Brasil um pouco mais consciente de que o racismo não é um resquício anacrônico do período colonial, que os homens de boa vontade almejam um dia eliminar, mas sim a própria condição estrutural que torna possível ao país existir enquanto tal.”
Acauam Oliveira, professor da Universidade Federal de Pernambuco, sobre Racismo estrutural (Jandaíra)
“Há tempos não via clareza de raciocínio e acuidade intelectual como a de Silvio Almeida. Sua visão sistêmica sobre racismo é um corte radical nas discussões sobre desenvolvimentismo e sobre inclusão. Ele consolida a ideia de que não há desenvolvimento sem inclusão. E expõe com uma clareza insuperável a condição brasileira, de periferia do capitalismo, de atraso.”
Luis Nassif, jornalista e escritor, sobre Racismo estrutural (Jandaíra)
“Um dos maiores intelectuais do país, o advogado resgata sua história e aponta o pensamento crítico e a diversidade como caminhos para a construção de um futuro justo.”
Revista Trip sobre Silvio Almeida
Leia mais
Entrevista de Silvio Almeida para o Roda Viva
Entrevista de Silvio Almeida para Lilia Schwarcz
Entrevista de Silvio Almeida para o El País
Matéria da revista Trip sobre Silvio Almeida