Paula Schiavon

Sobre a autora

Paula Schiavon é artista visual e autora de livros ilustrados. Mãe de duas meninas, reside com a família, atualmente, em Porto Alegre. O desenho e a pintura entraram em sua vida ainda pequena, assim como o fascínio pela leitura de imagens. Na adolescência, tornou-se aluna regular do Atelier Livre da Prefeitura de Porto Alegre, passando também a frequentar os ateliers de artistas gaúchos, onde começou a trabalhar com diversas técnicas, entre elas aquarela e tinta acrílica

Formou-se em Direito e, alguns anos mais tarde, entrou para a faculdade de Artes Visuais, período em que participou de exposições individuais e coletivas.

Foi, porém, em 2020, no encontro com o livro ilustrado, que descobriu a sua forma de contar histórias. Seu primeiro livro autoral, Diário das coisas impossíveis, foi publicado em 2022, pela editora Livros da Matriz. A obra foi vencedora do Prêmio Açorianos de Literatura e escolhida pela Revista Emília como um dos “livros arrebatadores de 2022”

É também autora-ilustradora de Loba (Pequena Zahar, 2023), livro criado em coautoria com Roberta Malta, e de Dias de Reis (Grua Livros, 2023), escrito por Lucia Mesquita de Magalhães, Maria Aparecida de Fátima e Jussara Otaviano e ilustrado por Paula Schiavon.

Em 2024, foi selecionada pelo Prêmio Filex para participar com cinco ilustrações do catálogo e da exposição realizada no espaço ZOO O – Illustrazione Brasiliana Contemporanea, do Bologna Children’s Book Fair, na Itália, com grande repercussão em âmbito nacional e internacional.

Em seu trabalho com artes visuais, utiliza materiais analógicos, como aquarela, lápis de cor, pastel, tinta acrílica e guache, entre outros.

 


Citações

“A expressão do livro ilustrado ainda me surpreende. Hoje li ‘Diário das coisas   impossíveis’, da Paula Schiavon. Comecei em estado de maravilhamento com a ilustração, depois me distraí com um gato perdido na narrativa, ri da identificação com as manias da personagem, comecei a suspeitar de outra narrativa paralela, fiquei ansiosa, depois esperançosa, quis chorar e senti uma ternura que mal cabe em mim. Tudo isso em 72 páginas ilustradas, com pouca palavra, mas com muita coisa para ser lida. A experiência literária é essa mescla do intangível com o corpóreo… parte das abstrações e se revela no corpo de maneira muito concreta. Livro lindíssimo, vai se espremer na minha estante dos favoritos.”
Marina Miranda Fiuza, doutora em Literatura e Crítica Literária, sobre Diário das coisas impossíveis (Livros da Matriz)

“Paula Schiavon nos leva para dentro da jornada diária de uma criança que acorda todos os dias com a esperança de que algo diferente lhe aconteça. No fundo, essa criança somos todos nós, atravessando a vida, caçando os mistérios e buscando entender: quando acontece algo que nos marca? E como saber que aquilo, muitas vezes tão prosaico, vai nos acontecer? O livro, enxuto em palavras, traz dois tempos narrativos: as pistas que vão sendo elencadas pela personagem e a descrição do que se passa em seu dia. Essas pistas também guiam o leitor, que é provocado a encontrá-las nas belas imagens feitas pela autora.”
Revista Emília sobre Diário das coisas impossíveis (Livros da Matriz)

“’Loba’ tem escondidas (mas nem tanto) muitas explicações bonitas. É a história de alguém crescendo e se inserindo no mundo; da passagem de uma menina da infância para a adolescência; da beleza e dos desafios que crescer sempre traz; e também de como, ao contrário do que mulheres adultas às vezes sentem porque foram educadas para assim sentir, as outras lá fora não são rivais famintas, mas sim companheiras prontas para compartilhar, proteger e ensinar.”
Jornal Folha de S.Paulo sobre Loba (Pequena Zahar)

 


Leia mais

Jornal Rascunho recomenda o livro Diário das coisas impossíveis (Livros da Matriz)

Matéria do blog da Companhia das Letras sobre Loba (Pequena Zahar)

Matéria da Folha de S.Paulo sobre Loba (Pequena Zahar)

Indicação de leitura da Folha de S.Paulo sobre Dia de Reis (Grua Livros)

Site da autora


Share

Vídeos

  • Era uma vez uma vó pra sempre
    Infantil e Juvenil
    prelo, Elo.
  • Tulipa
    Infantil e Juvenil
    prelo, Companhia das Letras.
  • A chuva e o sol (ilustração, escrito por Guilherme Semionato)
    Infantil e Juvenil
    prelo, Lê Abacatte.
  • Dia de Reis (ilustração)
    Infantil e Juvenil
    56 págs, 2023, Grua Livros.
  • Loba (coautoria com Roberta Malta)
    Infantil e Juvenil
    64 págs, 2023, Pequena Zahar.
  • Diário das coisas impossíveis
    Infantil e Juvenil
    72 págs, 2022, Livros da Matriz.