Sobre a autora
Formada em Pedagogia e Psicologia, com pós-graduação em Metodologia do Ensino Superior e mestrado em Educação e Formação – Desenvolvimento Social e Cultural pela Universidade de Lisboa, Maria Inez do Espírito Santo é psicanalista e escritora. Reside atualmente no Rio de Janeiro, tem três filhos e quatro netos.
Foi fundadora e diretora da Escola Viva em Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro, instituição de ensino que funcionou entre 1974 e 1989, com trabalho da creche à formação de professores, e considerada pioneira no desenvolvimento de ações com foco na inclusão. Criou, posteriormente, o Centro Cultural Viva, que funcionou em Petrópolis e, atualmente, está situado em Nova Friburgo, no Rio de Janeiro.
Palestrante e contadora de histórias, a autora desenvolve e coordena grupos de leitura e reflexão e oficinas de autoconhecimento há 23 anos. Sua trajetória e todo seu trabalho são marcados pela valorização ao respeito das diferenças individuais.
Maria Inez é autora de Vasos sagrados: Mitos indígenas brasileiros e o encontro com o feminino (Rocco) e dos livros infantis Enquanto papai não volta… (Escrita Fina), Ceiuci, a velha gulosa (Escrita Fina), Era uma vez na floresta (Escrita Fina), Com gosto de terra natal (Ao Livro Técnico) e De parcerias e trapaças (Aletria Ed.). Publicou, ainda, o livro didático infantojuvenil Petrópolis, uma história viva.
Narradora itinerante, por meio de suas participações em encontros literários, tem levado as histórias dos antigos – acervo oral dos povos originários – a todas as regiões brasileiras, além de Portugal, Inglaterra e Espanha, países onde residiu temporariamente.
Leia mais:
Entrevista de Maria Inez do Espírito Santo para a ONU News
Entrevista de Maria Inez do Espírito Santo para o site Como eu Escrevo
Matéria do Portal G1 sobre Maria Inez do Espírito Santo
Matéria do Portal Anna Ramalho sobre Maria Inez do Espírito Santo
Matéria do Portal Noticias do Acre sobre Maria Inez do Espírito Santo