Sobre o autor
Gaúcho de Passo Fundo, descendente de japoneses, Daniel Kondo viveu muitos anos em São Paulo, onde desenvolveu boa parte de sua carreira profissional, e, atualmente, reside em Punta del Leste, no Uruguai. O trânsito entre diferentes culturas se reflete na versatilidade da sua linguagem, seja na atuação como designer, seja como ilustrador. É um artesão do computador.
Ao longo de sua trajetória, recebeu diversos prêmios de grande relevância, entre eles o Jabuti de Melhor Livro Infantil 2022 com o livro Sonhozzz (Moderna), em parceria com Silvana Tavano, e o The Braw Amazing Bookshelf, na categoria Opera Prima, da Feira Internacional do Livro Infantil de Bolonha 2023, com o livro El rojo orgulloso (Marisqueta), em dupla com Alejandra González, que será lançado no Brasil pela WMF com título O vermelho orgulhoso.
Daniel Kondo vem desenvolvendo seu trabalho artístico em três frentes. A primeira tem influência pop, em diálogo atento com as linguagens e o mundo contemporâneo, transitando do livro-imagem Tchibum! (Cosac Naify, 2009 – Prêmio New Horizons, Feira de Bolonha, Itália), produzido em dupla com o campeão olímpico de natação, Gustavo Borges, até Lulu: Traço e Verso (Jubarte, 2021), resultado da afinadíssima parceria com Lulu Santos. Em 2023, lança, com Gilberto Gil, o livro Andar com fé (WMF, 2023), da coleção Letra Ilustre.
A segunda vertente decorre de sua conexão com a cultura oriental, presente tanto nas ilustrações do romance infantil e juvenil Entregas expressas da Kiki — da escritora Eiko Kadono, premiada com o prestigioso Hans Christian Andersen em 2018—, publicado no Brasil pela Estação Liberdade, em 2021, quanto em Quando Kappa encontra Curupira (WMF, 2023), livro inédito criado em parceria com a compositora, cantora e também escritora Fernanda Takai.
Desenvolve, paralelamente, uma terceira linha de criação junto a poetas contemporâneos: A mancha, com Guilherme Gontijo Flores (FTD, 2020), belo manifesto ecológico; Monstros do cinema, com Augusto Massi (Editora SESI-SP, 2016), uma viagem pelo universo cinematográfico; e A carta perdida, com Laura Erber (Leiturinha, 2021). Os três livros traçam um mapa artístico e sentimental do nosso tempo.
Para 2023, estão previstos os lançamentos das obras Eletricista (Companhia. das Letrinhas), em coautoria com Augusto Massi, e Andar com fé, com Gilberto Gil (WMF), além dos livros Princesa Kaguya (Cai-Cai), com Carol Naine, em parceria com a Japan House, e Arca de Zoé (FTD), em dupla com Guilherme Gontijo flores, uma obra multimídia musicada por Carol Naine.
Leia mais:
Matéria de O Globo sobre Lulu: Traço & Verso (Pancho Sonido)
Matéria da Revista Piauí: ilustrações exclusivas de Daniel Kondo
Matéria de O Globo sobre Lulu: Traço & Verso (Pancho Sonido)
Matéria do Jovem Nerd sobre Daniel Kondo
Entrevista de Daniel Kondo para o canal do YouTube A Taba
Entrevista de Daniel Kondo para o site Esconderijos do tempo sobre Monstros do cinema (Sesi-SP)