Clarisse Escorel

Sobre a autora

Clarisse Escorel nasceu no Rio de Janeiro, onde reside atualmente. É formada em Direito pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Mestre em Direito Internacional pela Universidade de São Paulo (USP) e atua na área de Propriedade Intelectual e Direitos Autorais.

Desde 2019, vem se dedicando à literatura. Publicou seu primeiro conto, Boleia, em 2022 pelo selo Pé de Amora. Em 2023, lançou seu primeiro livro, Depois da chuva, pela editora Ouro sobre Azul. A obra reúne uma coletânea de crônicas e conta com texto de apresentação de Ana Maria Machado.

Sobre a obra, a imortal escreveu: “Clarisse Escorel jamais se deixa arrastar a um tom confessional rasgado. Escapa desse risco mesmo quando envereda em terreno claramente biográfico, percorre memórias de infância ou traça perfis de pessoas amadas e de seu convívio familiar. Em qualquer circunstância consegue manter a necessária objetividade para mesclar sua inteligência aguda a uma sensibilidade aprimorada por sólida formação cultural.”

fotos: Leo Aversa

 


Citações

“É uma alegria dar as boas vindas a uma cronista do naipe de Clarisse Escorel, num país cuja literatura tem justo orgulho de contar com um respeitável número de excelentes cronistas. Mas ela não surge com ares de estreante. Pelo contrário, nos chega com pleno domínio de seu ofício. Credenciada por um bom texto, limpo, sensível e na medida justa.”
Ana Maria Machado, escritora e acadêmica, sobre Depois da chuva (Ouro sobre Azul)

Para além das peculiaridades — ora frugais, ora surpreendentes — do cotidiano pandêmico, Clarisse escreve sobre memórias de infância, família, saudade e autorreflexão, com prosa sensível acompanhada de humor perspicaz.
Revista Veja sobre Depois da chuva (Ouro sobre Azul)

 


Leia mais

Nota da coluna Ancelmo Gois/O Globo sobre Depois da chuva (Ouro sobre Azul)

Revista Veja sobre Depois da chuva (Ouro sobre Azul)

Jornal O Estado de S.Paulo sobre Depois da chuva (Ouro sobre Azul)

Nota da revista Quatro cinco um sobre Depois da chuva (Ouro sobre Azul)

Nota do jornal Rascunho sobre Depois da chuva (Ouro sobre Azul)

Nota da coluna Literária/Jornal do Commercio sobre Depois da chuva (Ouro sobre Azul)

Nota da revista Cult sobre Depois da chuva (Ouro sobre Azul)

 


Share

Vídeos

  • Depois da chuva
    Contos e Crônicas
    200 págs, 2023, Ouro Sobre Azul.