Sobre a autora
Escritora pernambucana, publicitária e doutoranda em Ciências da Linguagem, Clarice Freire nasceu em meio a uma família de escritores e, para expor a sua próprias produções literárias, criou os perfis Pó de Lua, disponíveis no Instagram e no Facebook, onde escreve e desenha sua poesia visual, já tendo superado a marca de 1 milhão de seguidores, somando as duas plataformas digitais.
O sucesso na internet chamou atenção das editoras e levou Clarice para as páginas dos livros. Pó de lua, lançado pela Intrínseca em 2014, abriu as portas para a literatura e os desenhos de Clarice em formato físico.
Apresentando sua caligrafia característica e desenhos singelos, Clarice trata em frases concisas e certeiras de sentimentos universais, como a saudade, o medo, a paixão e a alegria. Com grande repercussão entre os leitores, o título figurou consecutivas vezes nas listas dos mais vendidos do país, de acordo com as revistas Veja e IstoÉ.
Em 2016, Clarice publicou pela mesma editora o seu segundo livro, Pó de lua nas noites em claro. Com um humor delicado e muita sensibilidade, a autora desvenda a angústia e a alegria daqueles que preferem a noite ao dia. Sua personagem insone se rende ao desejo de sair da cama e andar pelas ruas em busca de si. A obra foi finalista do Prêmio Jabuti de Literatura em 2017 na categoria Ilustração. Em 2018, a escritora foi a vencedora do Prêmio Orgulho de Pernambuco, promovido pelo jornal Diário de Pernambuco.
Citações
“Clarice Freire é poeta desde seu primeiro livro. Nele já está o seu olhar peculiar para o mundo. A palavra que, do seu jeito original, ela põe para voar. Faz chão no nosso pensamento. Linguagem que plana e planta emoção. Agora, na sua prosa, a poesia continua lá. Porque é seu instrumento de posicionamento, sua força de criação. Uma escritora de frases concisas, sonoras. Mágicas porque sinceras e verdadeiras. Das boas revelações de nossa literatura brasileira”.
Marcelino Freire, escritor, editor, crítico literário, produtor cultura e dramaturgo, sobre Clarice Freire
“Clarice Freire faz da sua literatura palavra e imagem em uma comunhão de linguagens que até aqui poucos conseguiram com tamanha maestria. Lê-la é se deixar atravessar pela escrita em ação e se tornar cúmplice do próprio ato de criativo. Vida longa a esta artista da palavra e sua obra!”
Cida Pedrosa, escritora, advogada e política, sobre Clarice Freire
“Clarice Freire é uma espécie de demiurga dos nossos dias, com olhar sensível e agudo para pescar o poético no oceano do prosaico – e como precisamos disso!”
Henrique Rodrigues, escritor e gestor cultural, sobre Clarice Freire
Leia mais
Entrevista de Clarice Freire para a TV Pernambuco
Matéria do jornal Diário de Pernambuco sobre Pó de lua nas noites em claro (Intrínseca)
Matéria do Jornal do Comércio de Pernambuco sobre os finalistas do Prêmio Jabuti 2017