Sobre o autor
Carlos Burle é um conhecido surfista brasileiro. Nascido em Pernambuco, em 1967, e radicado no Rio de Janeiro, tem uma relação íntima e visceral com a água, quando, ainda adolescente, descobriu a vocação para o esporte. Contribuiu para a profissionalização do surfe e a criação de novas modalidades, como o tow in, em que o surfista é rebocado por um jet ski para descer ondas grandes, ultrapassando os limites da remada.
Durante sua carreira, realizou façanhas incríveis em cima da prancha, como quando pegou uma onda de 22,6 metros em Mavericks, na Califórnia, o que lhe rendeu o recorde mundial segundo o Guinness, ou quando encarou uma montanha de água de aproximadamente 100 pés, o equivalente a 30 metros, em Nazaré, Portugal. Aos 50 anos, aposentou-se das competições e lançou pela Sextante sua autobiografia com o título Carlos Burle: profissão surfista, contando toda a sua trajetória de vida, obstáculos, desafios e conquistas.
Citações
“Um dos principais surfistas de ondas grandes do mundo, Carlos Burle, 50 anos, exerceu um papel decisivo para consolidar o prestígio do esporte que, até os anos 1980, ainda era visto como “coisa de vagabundo e drogado”, como ele próprio diz. Se hoje o surfe movimenta fortunas em verbas de marketing, direitos de transmissão das competições, e uma indústria gigantesca de roupas e acessórios, uma parte desse fenômeno se deve à ousadia e ao empenho de Carlos Burle.”
Revista IstoÉ, sobre Carlos Burle
Leia mais
Matéria do Estadão sobre Carlos Burle: profissão surfista (Sextante)