Finalista do Prêmio São Paulo de Literatura 2022 com o romance “A palavra que resta”, Stênio Gardel lança, agora, nos Estados Unidos a edição de seu primeiro livro.
Por Felipe Maciel
Lançado no ano passado pela Companhia das Letras, o romance “A palavra que resta” marcou a estreia de Stênio Gardel na literatura. A obra caiu no gosto dos leitores brasileiros, da crítica e figura entre as finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura 2022.
Recentemente a trajetória do romance ganhou novos desdobramentos, que ampliam ainda mais o alcance das palavras do escritor cearense, com o lançamento da edição norte-americana pela editora New Vessel.
Com tradução de Bruna Dantas Lobo, “The Words That Remain” foi tema recentemente de uma resenha elogiosa publicada pela Publisher’s Weekly, a prestigiosa revista online norte-americana destinada a editores, bibliotecários e agentes literários.
O texto explica: “A auspiciosa estreia do escritor brasileiro Gardel fala sobre um homem analfabeto de 71 anos diante de uma carta antiga e nunca lida por ele, escrita por seu amigo de infância e também seu primeiro amor.”
E, logo adiante, acrescenta: “Os sentimentos de vergonha, raiva e auto-aversão de Raimundo são palpáveis enquanto ele examina seu passado conturbado. Este romance melancólico apresenta uma nova voz digna de atenção.”
Que as palavras de Stênio possam voar cada vez mais alto!