Sobre o autor
Tobias Carvalho nasceu em Porto Alegre, em 1995, é formado em Relações Internacionais pela UFRGS. Em 2018, publicou seu primeiro livro de contos pela Record com o título, As coisas. No livro, as narrativas são todas compostas por personagens homossexuais. Ao mesmo tempo em que se conectam, as histórias se contrapõem entre si.
A obra recebeu elogios de escritores experientes, como Daniel Galera e Leticia Wierzchowski. O escritor Santiago Nazarian, em sua resenha para a Folha de S. Paulo, comparou o livro de estreia de Tobias ao estilo de Caio Fernando Abreu: “A escrita é limpa, com um caráter orgânico que remete ao escritor gaúcho Caio Fernando Abreu — uma comparação aparentemente inescapável para jovens autores gays — porém com um sentimentalismo mais sutil, menos derramado.”, escreveu Nazarian.
Citações
“Que o leitor não se engane: por trás de uma escrita limpa e simples, este livro guarda uma profunda elegância narrativa e um subtexto impactante. Temos aqui o cotidiano de um jovem homossexual, suas aventuras e desventuras amorosas, suas muitas incursões sexuais. Também ilumina uma temática que merece relevância, mas sua literatura não é panfletária nem monocromática. Estes contos fazem uma costura de vivências humanas e pungentes: a universal busca do amor, do prazer, mesmo que fugaz — a busca pelo outro, esta nossa metade perdida cuja existência (próxima ou distante) nos assombra eternamente. As coisas não é um livro bonzinho. Não há maquiagens para a solidão, nem disfarce para o sexo.”
Leticia Wierzchowski, escritora e roteirista, sobre As coisas (Record)
“’As Coisas’ é uma belíssima estreia de um autor que já chega com o mais importante: veia. Não é pouca coisa.”
Santiago Nazarian, escritor, sobre As coisas (Record) para a Folha de S. Paulo
“A imensa força deste livro reside, em parte, no tema: as relações afetivas e sexuais de jovens homens gays em tempos de individualismo extremo, redes sociais e aplicativos de encontros. Mas o efeito final não seria possível sem a impressionante firmeza do estilo de Tobias Carvalho, um autor que consegue ser sensível e implacável a cada linha, afiado no trato das ações e das emoções, imprimindo aos contos aquela rara sensação de verdade que procuramos na melhor literatura.”
Daniel Galera, escritor, sobre As coisas (Record)