Sobre a autora
Livia Garcia-Roza nasceu no Rio de Janeiro e passou a juventude em Niterói. Com formação em psicanálise e pós-graduação em psicologia clínica, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, exerceu durante 30 anos a atividade até optar dedicar-se com exclusividade ao ofício literário. É casada com o também escritor e psicanalista Luiz Alfredo Garcia-Roza.
Estreou na literatura em 1995 com o romance Quarto de menina. Desde então, lançou vários outros romances, livros de contos e infantojuvenis. A prosa da autora imerge nas emoções humanas, com extrema delicadeza e profundidade e costuma girar em torno das relações familiares. “O que mais me apaixona na ficção é poder olhar em outra direção, é ser uma alternativa, um respiro, uma ruptura no cotidiano”, diz Livia Garcia-Roza.
Citações
“A estreia de Garcia-Roza nos contos chega repleta de experiência. Ela trouxe para a escrita sua prática psicanalítica.”
Folha de S. Paulo, sobre Restou o cão (Companhia das Letras)
“’Meus queridos estranhos’ acompanha a história de uma protagonista que nunca é nomeada, um jogo interessante proposto por Livia Garcia-Roza, que torna a obra identificável por qualquer mulher que leia o livro.”
A escotilha, sobre Meus queridos estranhos (Companhia das Letras)
Leia mais
Eu e Luiz Alfredo vivemos a mais bela história de nossas vidas, matéria de O Globo
Mapa literário do Rio: Copacabana por Livia Garcia- Roza (Vídeo produzido pelo Jornal O Globo)
Resenha do livro Restou o cão (Companhia das Letras), Folha de S. Paulo