Sobre o autor
José Luiz Passos nasceu no interior de Pernambuco, em 1971, e escreveu romances, ensaios, livros de crítica literária, além de traduções. Formado em Sociologia pela Universidade Federal de Pernambuco, fez Mestrado na Unicamp, defendendo uma tese sobre Mário de Andrade, e possui Doutorado em Letras.
Morou em São Paulo e foi professor em Berkeley por nove anos. Atualmente, leciona Literaturas Brasileira e Portuguesa na Universidade da Califórnia (UCLA), em Los Angeles, onde também estudou, e foi, de 2008 a 2011, diretor do Centro de Estudos Brasileiros, núcleo de pesquisa de referência que o próprio autor ajudou a desenvolver.
A estreia na ficção ocorreu em 2009 com o romance Nosso grão mais fino, publicado pela Alfaguara. Mesmo afastado do Brasil há mais de vinte anos, acompanha de perto a produção literária do país, e, em suas frequentes vindas ao Brasil, visita sebos e livrarias com o objetivo de vasculhar fontes para suas pesquisas. Numa dessas incursões, encontrou um panfleto do final do século XIX de oposição à presidência de Floriano Peixoto. O material foi o ponto de partida para o romance O marechal de costas (Alfaguara), de 2016, ficção que se debruça na vida do controverso ex-presidente brasileiro.
Citações
“O estilo é fino, as personagens ficam de pé. E a narrativa, já madura para um primeiro romance, lembra ao leitor Osman Lins e Machado de Assis.”
Milton Hatoum, escritor, sobre Nosso grão mais fino (Alfaguara)
“Um romance grande, sensível, que reata sim com uma miríade de referências da nossa literatura, mas jamais o faz mediante uma tese pensada e arquitetada. Ao contrário. Quem ousa, firme e teimoso, reinventar a prosa do engenho, revisitar o açúcar que se supunha acabado? Mas, sobretudo, quem é o despudorado a escrever uma prosa poética, a inventar uma voz lírica quase como se a escrita ultrarrealista das últimas décadas não tivesse existido?”
Pedro Meira Monteiro, professor da Universidade de Princeton, sobre Nosso grão mais fino (Alfaguara)
“Um livro imponente. Sua escrita evidencia o talento e o capricho de uma inteligência culta e rara.”
Francisco J. C. Dantas, escritor, sobre Nosso grão mais fino (Alfaguara)
Leia mais
Pernambucano José Luiz Passos fala do romance O sonâmbulo amador