Um dos maiores nomes da literatura brasileira do século 20, Lygia Fagundes Telles é publicada, simultaneamente, na França e na Eslováquia
Por Felipe Maciel
Lygia Fagundes Telles ganha edições de sua obra na França e na Eslováquia. A notícia alvíssara veio quase ao mesmo tempo. Com o título “Les Heures Neus” já em gráfica, a editora francesa Cambourakis publica em breve o romance moderno “As horas nuas”, que traz um arguto gato narrador que a tudo observa e desvenda ao redor. Na sequência, os leitores de língua francesa poderão se surpreender também com “Antes do baile verde” e “As meninas”.
Publicado, originalmente, em 1970, “Antes do baile verde” reúne contos selecionados contos a dedo pela escritora, nos quais passeia de modo magistral por diversos gêneros — desde o romance até o terror. Já o romance “As meninas”, Prêmio Jabuti de 1974, ganhou rapidamente o status de clássico contemporâneo, uma obra inesgotável, que, a cada leitura, revela novas camadas de interpretação.
Enquanto isso, em abril, a obra da escritora chega paralelamente à Eslováquia. A editora lusófona Portugalský Inštitút lança em eslovaco o romance “As meninas”, que sai por lá com o enigmático título “Dievčatá”.