Divisor de águas na carreira literária de Caio Fernando ganha edição em inglês publicada pela Archipelago Books e mantém uma atualidade desconcertante.
Por Felipe Maciel
Obra mais célebre de Caio Fernando Abreu, “Morangos mofados” completou 40 anos em 2022 e continua despertando emoções fortes no Brasil e no exterior. O livro, que ganhou nova edição em 2019 pela Companhia das Letras, foi publicado no início deste ano nos Estados Unidos pela Archipelago Books com o título “Moldy Strawberries” e tradução de Bruna Dantas Lobato. A repercussão não poderia ser melhor.
Na sinopse de apresentação da obra, a editora norte-americana aponta: “Em 18 contos, Caio Fernando Abreu navega pelo Brasil transformado pela epidemia da AIDS e pela sufocante ditadura militar. Suspensos entre o medo e a saudade, os personagens do autor anseiam por conexão”.
Visceral, o escritor criou narrativas trágicas que retratam a repressão brutal do totalitarismo e a angústia existencial que norteia o período. Caio Fernando não exita em colocar o dedo em feridas, abordando temas como o peso da repressão, o desespero, a falta de diálogo e de empatia e a ânsia por liberdade.
“Caio Fernando Abreu martela o âmago da vida até ficar esculpido e brilhante, até se estilhaçar, de repente, em linguagem.”, definiu a Paris Review.