Sobre a autora
Formada em jornalismo e publicidade, Carla Madeira nasceu em 1964 em Belo Horizonte, onde ainda reside. A escritora trabalhou como professora de redação publicitária na Universidade Federal de Minas Gerais e é sócia e diretora de criação da agência de comunicação Lápis Raro, baseada na capital mineira.
Em 2014, lançou pela editora Quixote-Do seu primeiro romance Tudo é rio, que se tornou um dos maiores sucessos editoriais, superando a marca dos 200 mil exemplares vendidos. A obra conquistou os leitores aos poucos: quem lia gostava e indicava. Em 2018, a escritora Martha Medeiros dedicou sua coluna na revista ELA ao livro e sacramentou: “’Tudo é rio´ deixa evidente que ela chegou para ficar – é a revelação literária do ano.” Diante da repercussão, o romance ganhou nova edição pela Editora Record em 2021.
Quatro anos depois de sua bem-sucedida estreia literária, a autora fez sua segunda investida na ficção com o lançamento de A natureza da mordida também lançada originalmente pela Quixote-Do. Com boas críticas publicadas na imprensa e recepção calorosa dos leitores, a primeira tiragem se esgotou em menos de um ano. A obra ganhou em 2022 uma nova edição pela Record.
Em 2021, a autora publicou pela mesma editora seu aguardado terceiro romance, “Véspera”, obra em que investiga as entranhas de uma família destroçada. Neste período, alcançou a posição de autora brasileira mais vendida da atualidade. Um feito e tanto.
Citações
“´Tudo é rio’ é uma obra-prima, e não há exagero no que afirmo. É daqueles livros que, ao serem terminados, dão vontade de começar tudo de novo, no mesmo instante, desta vez para se demorar em cada linha, saborear cada frase, deixar-se abraçar pela poesia da prosa.”
Martha Medeiros, escritora e jornalista, sobre Tudo é rio (Record)
“Com ‘Tudo é rio’, Carla Madeira concorre a um lugar entre as melhores escritoras do país. Não é exagero. Na sua voz, um triângulo amoroso deixa de ser uma situação banal para tornar-se um evento único (literariamente falando, claro). Seu mérito é o carinho com que trata a linguagem.”
Jornal O Globo sobre Tudo é rio (Record)
“’Tudo é rio’ é arrebatador, você não quer parar. É um livro que emociona a cada frase. Ele fala de amor, de paixão e acima de tudo de perdão.”
Cissa Guimarães, atriz e apresentadora, sobre Tudo é rio (Record)
“Poucos escritores são capazes de trabalhar bem essas marcas diferenciadoras no discurso das personagens, como faz Carla Madeira. No estilo e no padrão discursivo de Olívia avulta uma narradora fluente e solta, cujo objetivo principal é narrar fatos, quase como se fosse uma jornalista produzindo uma matéria. Em contrapartida, no discurso de Biá predominam a reflexão, a citação indireta, a erudição e a experiência da psicanalista ‘avariada’.”
Suplemento Pensar/Estado de Minas sobre A natureza da mordida (Record)
Leia mais
Entrevista de Carla Madeira no Roda Viva/TV Cultura
Entrevista de Carla Madeira no Conversa com Bial/TV Globo
Matéria da Revista Vogue sobre o fenômeno editorial da obra literária de Carla Madeira
Entrevista de Carla Madeira para a Revista Quatro Cinco Um
Matéria do jornal O Globo que indica a literatura de Carla Madeira
Matéria do suplemento Pensar/Estado de Minas sobre A natureza da mordida (Record)
Matéria do Na Telinha/UOL sobre a adaptação para o audiovisual de Tudo é rio (Record)