3 de setembro de 2022

90 anos de Sylvia Orthof

Por Felipe Maciel

Um dos maiores nomes da literatura infantil brasileira, Sylvia Orthof completaria hoje 90 anos. A escritora deixou um legado brilhante, com uma obra profícua e multifacetada. Entre contos, novelas, poesias e peças teatrais, publicou mais de 120 títulos, que seguem ainda hoje formando e encantando leitores.

A escritora recebeu diversos prêmios ao longo da carreira literária, incluindo o Jabuti de Melhor Livro Infantil e o Molière com a peça “A viagem do barquinho”, além dos prêmios FNLIJ, APCA e de Jornalismo da Abril.

Sylvia foi um nome emblemático para o teatro infantil e fundou no Rio de Janeiro a Casa de Ensaios Sylvia Orthof, exclusivamente dedicada a espetáculos infantis. A convite de Ruth Rocha, colaborou também para a emblemática Revista Recreio, considerada um marco da literatura para crianças e jovens do país.

Nascida em 1932, Sylvia Orthof era filha única de um casal de imigrantes pobres. Seus pais eram judeus austríacos e vieram para o Brasil entre as duas guerras mundiais. Sua família que respirava arte. O pai era pintor; o tio materno, compositor; a avó paterna era casada com um letrista de operetas vienenses; e a avó materna era pintora e ceramista.

Sua infância difícil era ainda tumultuada pelo desencontro de idiomas. Aprendeu, primeiramente, a falar o alemão e até o início da idade escolar falava português com sotaque. Refugiados em um país que lutava ao lado dos Aliados na II Guerra Mundial, seus pais cuidavam para que não fossem confundidos com nazistas. Por isso evitavam falar em público a língua alemã.

 A escritora deu início à carreira artista profissional em plena ditadura militar. Escreveu e dirigiu, no Museu de Arte Moderna (MAM) do Rio, a premiada peça infantil “A viagem do barquinho”. Do teatro passou à literatura infantil.  Seus livros foram ilustrados por ela mesma, outros por seu filho Gê Orthof e outros por vários desenhistas.

Confira a seguir 5 livros marcantes de sua obra original, divertida e atemporal.


Share

Outras Notícias

Conheça a agenda dos autores da Agência Riff na Bienal Internacional do Livro de São Paulo!

Em sua 27ª edição, um dos principais eventos literários da América […]

leia mais
Intimidades reveladas

Novo livro de Julia Wähmann, ‘Triste cuíca’ é um livro-diário, mas […]

leia mais
Em novo romance, Tony Bellotto investiga a busca pela identidade

Por Felipe Maciel Durante a pandemia, Tony Bellotto imaginou uma cena: […]

leia mais