Com forte presença de autores nacionais, FLIP irá reunir personalidades do mundo da cultura e da literatura para conversas, palestras e lançamentos de livros
Por Felipe Maciel
Vai começar a FLIP 2024! Entre quarta, 9 de outubro, e o domingo, 13 de outubro, a cidade histórica de Paraty se torna o palco de uma grande festa literária, reunindo autoras e autores de diversos cantos do país e do mundo, além de editoras (grandes, médias e pequenas), livrarias e diversos espaços culturais que se espalham pelas ruas em uma grande celebração dos livros, das trocas e dos encontros.
Pelo traçado curvilíneo da cidade de arquitetura colonial com suas calçadas irregulares, telhados rústicos e fachadas coloridas, acompanhamos o vaivém do público, os encontros inusitados e as boas surpresas que acontecem no calor da hora.
Em sua 22ª edição, a FLIP homenageia neste ano o escritor, cronista e jornalista João do Rio e conta com a curadoria atenta de Ana Lima Cecilio. As agentes literárias Lucia Riff e Eugênia Ribas-Vieira já estão a caminho de Paraty e os próximos dias prometem grandes momentos.
Carla Madeira e Silvana Tavano participam da mesa de encerramento da programação oficial. Elas conversam no domingo, 13 de outubro, às 10h, com Mariana Salomão Carrara, e mediação de Adriana Couto, a partir do tema “Invenção e linguagem: O romance segue”.
Carla Madeira dá continuidade ao ano de 2024 em ritmo intenso. “Tudo é rio”, seu romance de estreia, foi eleito o livro do ano em Portugal em premiação concedida pela Bertrand, a mais antiga e maior rede de livrarias de Portugal. A obra da escritora foi lançada na terra de Camões pela Infinito Particular Editora, que também publicou por lá o romance “Véspera”.
Sua obra chegou também à Itália e ao México e, em breve, será também publicada na França, na Turquia e na Rússia. Aqui, no Brasil, a editora Record lançou também um box especial reunindo seus três romances: “Tudo é rio”, “A natureza da mordida” e “Véspera”.
Já Silvana Tavano, autora premiada e publicada em diversos países, lançou recentemente seu segundo romance pela Autêntica Contemporânea. Inventivo e original, “Ressuscitar mamutes” logo despertou a atenção dos leitores e da crítica e repercutiu nos mais importantes veículos de imprensa do país, entre eles o jornal O Globo e as revistas Quatro cinco um e Veja.
A programação paralela, porém, promete outros momentos memoráveis. É entre o entra e sai das casas que promovem debates, sessões de autógrafos e encontros diversos que a FLIP acontece, em meio à rua e às pessoas.
➡️ Confira as autoras e os autores representados pela Agência Riff que estarão na programação paralela da FLIP 2024:
Adriana Lunardi, Alexandre Vidal Porto, André Timm, Bethânia Pires Amaro, Bianca Santana, Carla Madeira, Carlos Eduardo Pereira, Clarice Freire, Clarisse Escorel, Dia Nobre, Eugênia Ribas-Vieira, Felipe Charbel, Ieda Madri, João Anzanello Carrascoza , Juliano Holanda, Karine Asth, Liana Ferraz, Lorena Portela, Manoela Sawitzki, Mateus Baldi, Natalia Timerman, Noemi Jaffe, Paula Gicovate, Pedro Jucá, Rodrigo Lacerda, Sérgio Rodrigues, Silvana Tavano, Socorro Acioli, Stênio Gardel, Taylane Cruz e Tobias Carvalho